APOSENTADORIA

Bolsonaro quer idade mínima mais baixa para militar se aposentar

Presidente eleito também afirmou que seria um 'grande passo' se Congresso aprovasse mudanças para funcionários públicos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), sugeriu em entrevista exibida pela TV Aparecida nesta segunda-feira, 5, que os militares devem ficar de fora da idade mínima da reforma da Previdência. Ele defende a aprovação de pelo menos uma parcela da proposta feita pelo governo de Michel Temer (MDB). O servidor se aposenta hoje a partir dos 55 anos (mulheres) e 60 anos (homens).

“Fala-se muito em 65 anos (como idade mínima para aposentadoria). Você não pode generalizar isso daí. Tem certas atividades que nem aos 60 é compatível a aposentadoria. Nós devemos manter essas questões. A expectativa de vida do policial militar do Rio de Janeiro, não tenho o valor exato aqui, mas está abaixo de 60 anos, então não é justo você botar lá em cima isso daí”, disse.

Na entrevista, gravada na última quinta-feira, 1º de novembro, Bolsonaro também defendeu a elevação, ainda neste ano, da idade mínima para servidores públicos. “O grande passo, no meu entender, este ano se for possível, é passar para 61 anos no serviço público para o homem e 56 para a mulher e majorar também nas demais carreiras”.

A proposta de Temer já previa uma idade mínima de 65 (homens) e 62 anos (mulheres), com um redutor para professores e profissões expostas a riscos, como policiais militares e bombeiros — para essas categorias, a idade seria de 55 anos, independentemente do sexo.