O Curso de Sargento das Armas
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Enquadrada na Linha de Ensino Militar Bélico de grau superior tecnólogo, a ESA, para o cumprimento de sua missão, está estruturada da seguinte maneira: comando de Oficial General, com seu Estado-Maior; Divisão de Ensino (DE); Corpo de Alunos (CA); Divisão Administrativa (DA); Divisão de Pessoal (DP); Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e Batalhão de Comando e Serviços (BCSv).
O seu aquartelamento está sediado na Cidade de Três Corações, às margens do Rio Verde, e são utilizados dois campos de instrução nas atividades de formação do aluno, o do Atalaia e o Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes que distam do aquartelamento cerca de 4 e 42 Km, respectivamente.
O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber proventos previstos em lei. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas, patrocinadas pela ESA e pelo Grêmio dos Alunos da ESA (GRESA).
A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função a ser desempenhada nos corpos de tropa.
O ensino, fundamentalmente técnico-profissional, é ministrado de forma prática, considerando que o futuro sargento deve ser, ao mesmo tempo, chefe e executante. As Instruções são dinâmicas e os princípios do “aprender a aprender” operacionalizados em todas as disciplinas de forma a permitir ao futuro sargento a vontade de se autoaperfeiçoar e o crescimento pessoal e profissional, decorrentes desta atitude.
As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso. Busca-se, constantemente, a imitação das condições de combate. O aluno desempenha, sob a orientação dos instrutores e monitores, funções de executante e de comando, que serão exercidas nos corpos de tropa.
O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.
O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), sob a coordenação da ESA, com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido nas unidades do corpo de tropa abaixo relacionadas.
Ao final do PB e conforme seus méritos, os alunos fazem a opção pela Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia ou Comunicações) em que desejam ingressar. O Período de Qualificação é desenvolvido de forma centralizada nas instalações da ESA, em Três Corações, e é composto de 43 (quarenta e três) semanas, nas quais o aluno recebe instruções específicas da Arma escolhida.
Dentre as atividades escolares, destacam-se as atividades da Seção de Instrução Especial (SIEsp), o estágio de preparação específica realizado nas OM do Corpo de Tropa, a manobra escolar, as competições esportivas internas e a MAREXAER (competição esportiva com as escolas militares congêneres, da Marinha e da Força Aérea).
A manobra escolar é a oportunidade em que os alunos aplicam os conhecimentos técnicos e táticos adquiridos durante o ano de instrução. Consta de um exercício no terreno, com o emprego de todos os cursos, no qual se desenvolve a capacidade de liderança militar e a ação de comando dos participantes. “A manobra escolar é o coroamento do ano de instrução”.
A cerimônia de encerramento do curso é o ponto culminante e o marco de encerramento do ano escolar, com a entrega dos diplomas e a promoção dos alunos à graduação de 3º Sargento.
Eis o perfil da Escola de Sargentos das Armas, um dos estabelecimentos de ensino com responsabilidade pela formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro.
Escola de civismo e formação militar, a ESA transmite lições de patriotismo ao jovem aluno e prepara-o profissionalmente para o exercício das funções de Sargento, nas quais constituirão o “Elo fundamental entre o comando e a tropa”.
No período de qualificação, a Escola ministra cinco cursos, referentes às Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Cada curso possui seu quadro de instrutores e monitores, para uma perfeita execução do ensino e permanente ação educacional.