NASA

NASA – Atiradores do Exército brasileiro são finalistas em evento promovido pela NASA

Atiradores do Exército brasileiro são finalistas em evento promovido pela NASA

Os jovens Tarik Barquete Caramanicc e Pedro Mateus Silva Satin, militares que servem o Exército Brasileiro no Tiro de Guerra 05-009 de Maringá, participam e são finalistas de concurso promovido pela NASA em âmbito mundial. A agência espacial promove em todo o planeta um conjunto de problemas que têm como base resolver desafios da terra e do espaço. Os participantes têm que – em equipe – propor soluções inovadoras. A etapa brasileira ocorreu em Maringá, de 19 a 21 de outubro.

As categorias para prêmios concedidos pela NASA são: Melhor Uso de Dados, Melhor Uso de Hardware, Melhor Conceito de Missão, Impacto Galáctico, Mais inspirador e Melhor Uso da Ciência!

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Impacto : quanto impacto (qualidade e quantidade) esse projeto pode ter? Isso resolve um grande problema ou um pequeno problema? Será que vai inspirar ou ajudar muitos ou alguns?

Criatividade : Quão criativa / inovadora é a abordagem? O projeto é novo e algo que não foi tentado antes, ou é uma melhoria incremental em algo que já existe?

Validade : A solução é cientificamente válida? Ela fará o que se propõe a fazer? Pode funcionar no mundo real?

Relevância : Este projeto é sensível ao desafio para o qual foi submetido? É uma solução completa ou tem um longo caminho a percorrer? É tecnicamente viável? Quão usável ou amigável é a solução?

Apresentação :  Quão bem a equipe comunicou seu projeto? Eles foram eficazes em explicar o projeto: o desafio, a solução e por que é importante?

Abaixo um dos projetos inovadores apresentados em 2017

“Entre 2004 e 2013, houve 320 desastres registrados com número de vítimas superior a 140,8 milhões. Até agora, nenhuma tecnologia está disponível para ajudar e abrigar as vítimas com sucesso. O NestFold traz apresenta um sistema completo de gerenciamento pré e pós-desastre. Abrigos totalmente equipados ( NestFold Capsules) serão lançados do ar para todos os tipos de áreas de desastre (incêndio, inundação, deslizamento de terra, terremoto, etc). Cada abrigo é individualmente independente e pode se comunicar com outras pessoas usando uma rede ad-hoc flexível.